terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Segunda ponte do Guaíba deve ser concluída em 2016

Obra, com 1,9 quilômetro, tem custo estimado em R$ 900 milhões e vai integrar complexo viário.

Segunda ponte do Guaíba deve ser concluída em 2016 Adriana Franciosi/Agência RBS

Anunciada pela presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira, a segunda ponte sobre o Guaíba deve ser concluída em 2016. O edital para o projeto executivo da obra está previsto para o fim de janeiro e o trabalho deve durar até um ano e meio. A previsão é que a construção dure outros três anos, conforme a própria Dilma. 

Com 1,9 quilômetro, a ponte tem custo estimado em R$ 900 milhões e vai integrar um complexo viário de oito quilômetros. O traçado completo só vai ser definido com a conclusão do projeto executivo, mas a presidente adiantou que o acesso vai ser pela Rua Dona Teodora, que fica no limite dos bairros Farrapos e Navegantes. A ponte deve seguir em linha reta sobre a Ilha Grande dos Marinheiros até encontrar a BR-116.

Dilma disse que a ponte será "bonita" e "integrada à paisagem". A intenção é de que a travessia paralela não seja móvel, justamente para evitar os problemas enfrentados atualmente. Os pilares vão ter 36 metros de altura para garantir a livre circulação de navios de grande porte. 

— Este antigo e importante sonho dos gaúchos começa hoje a se tornar realidade — disse a presidente. 

O anúncio da obra não fazia parte da agenda oficial da presidente, que veio ao Estado para lançar programa para agricultura familiar e entregar retroescavadeiras a prefeituras do Interior. Mesmo assim, o fato era esperado desde ontem, quando foi confirmada a presença do ministro dos Transportes, Paulo Passos, na comitiva. 
No seu discurso, Dilma lembrou que a antiga ponte, construída em 1958, foi projetada por engenheiros alemães.
— Tenho certeza que agora engenheiros brasileiros vão fazer o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário