Este espaço foi criado para que juntos possamos construir e reconstruir, aprender e reaprender. É um espaço de inteiração entre os leitores. O blog é mais um espaço de comunicação para que juntos possamos construir um mundo melhor.Dê a sua opinião, faça a sua crítica, escreva o seu artigo, enfim, venha participar deste espaço.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Maioria dos deputados de Mato Grosso vai votar a favor da lei Ficha Limpa
Projeto será votado nesta quarta na Câmara dos Deputados. Se for aprovado lá e depois no Senado pode virar lei já este ano.
Thiago Foresti, redação site TVCA
Seis dos oito deputados federais mato-grossenses são favoráveis ao projeto de lei chamado 'Ficha Limpa', que pretende tornar inelegíveis políticos condenados pela justiça. O site da TVCA entrou em contato com os parlamentares que representam Mato Grosso na Câmara dos Deputados e perguntou a opinião deles sobre o projeto. Por telefone, a maioria se disse a favor. O projeto deve ser votado nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados.
Quem não respondeu foram os deputados Carlos Bezerra e Pedro Henry. Segundo o site Transparência Brasil, o primeiro responde processos no STF por peculato, corrupção ativa e passiva, além de crime contra a administração pública. Bezerra também é réu em ação civil movida pelo Ministério Público que questiona o recebimento cumulativo de benefícios, além de ser investigado por improbidade administrativa em processo que tramita em primeira instância, relacionada ao caso da máfia dos Sanguessugas.
Já Pedro Henry responde por ação penal no STF no caso conhecido nacionalmente como Mensalão. Além disso, Henry é réu no processo de improbidade administrativa relacionado ao escândalo dos sanguessugas, que tramita em primeira instância na 5ª Vara Federal de Mato Grosso. Em tese, caso o projeto seja aprovado sem emendas, Bezerra e Henry podem se tornar inelegíveis. Nenhum dos dois foi localizado pela redação do site para falar sobre o assunto.
Segundo Antônio Cavalcante Filho, coordenador do Movimento de Combate à Corrupção de Mato Grosso (MCCE-MT), há possibilidade da lei vigorar ainda este ano. “A pauta será votada nesta quarta e, caso aprovada, pode chegar ao Senado em maio. Se for votada na sequência teremos a lei vigorando já nas eleições deste ano”. Cavalcante diz que mesmo se houver demora na votação e o projeto não vire lei neste ano, o TSE já determinou que todo candidato preste contas à população sobre seus débitos com a justiça. “Iremos fazer campanhas para alertar a população e mostrar quem são os candidatos com a ficha suja”.
Fonte: site TVCA - http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?n=486320
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário