quarta-feira, 10 de março de 2010

Deputado mais processado do País recebe comenda de "Guardião"



Escrito por Fábio Pannunzio Qua, 10 de Março de 2010 16:19

Deputado mais processado do País recebe comenda de "Guardião"
José Geraldo Riva, presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, recebeu ontem a comenda de "Guaridão do Paiaguás" (palácio do governo do Estado). O agraciado tem contra si 118 ações civis e penais por todo tipo de crime contra o erário público.

Riva está com os direitos políticos cassados por decisão judicial, não pode sequer assinar cheques da Casa que dirige e tem uma parte de seu vasto patrimônio bloqueada. É um homem que já foi condenado até por estelionato e falsidade ideológica por vender terrenos que não lhe pertenciam.

De acordo com o Ministério Público matogrossense, ele é o chefe do braço político remanecente do esquema de outro comendador -- Arcanjo Ribeiro, o capo da máfia que dominava o jogo do bicho, o tráfico de armas e de drogas no Centro-Oeste brasileiro. Arcanjo está preso em uma cadeia federal no Mato Grosso do Sul.

Entre o fim dos anos 90 e meados desta década, uma factoring do primeiro Comendador trocava cheques da Assembléia Legislativa emitidos e assinados por Riva em benefício de uma coleção de empresas-fantasmas, por intermédio das quais o dinheiro público era desviado para o bolso do próprio deputado.

A comenda de "Guardião" foi entregue pelo governador Blairo Maggi. “É um coroamento de um trabalho que espero ter surtido efeito. Estou muito feliz com esse momento” disse o multiprocessado José Geraldo Riva.

O efeito surtido pelas ações de Riva pode ser medido na contabilidade feita pelo Ministério Público. Por sua obra e graça, o valor dos desvios chega a quase R$ 500 milhões. O "Guaridão", pelo que se lê contra ele nos autos das dezenas de representações, está sendo homenageado porque se mostrou muito eficiente em "guardar" dinheiro do povo na sua própria conta-corrente.

Só pode ser escárnio. Depois dessa, falta apenas introduzir as disciplinas "Técnicas de Gerenciamento do Butim", "Administração em Causa Própria" e "Ética da Corrupção" no curriculum do ensino básico das escolas públicas de Mato Grosso.

Fonte: Blog do panunzio

Nenhum comentário:

Postar um comentário