terça-feira, 23 de março de 2010

STF investiga Henry por peculato

STF investiga Henry por peculato
Patrícia Sanches
O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou denúncia feita pelo procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel, e determinou instauração de inquérito criminal contra o deputado federal Pedro Henry (PP). O progressista é investigado pela prática do crime de peculato, conforme revela o jornal A Gazeta desta terça (23). A decisão, do ministro Dias Toffoli, foi publicada no Diário da Justiça que circulou ontem.

O deputado federal, que é um dos membros da cúpula do PP, é acusado de contratar irregularmente um piloto particular com salários pagos pela Câmara Federal. O piloto teria atuado por sete meses recebendo dinheiro público. Além de determinar a instauração do inquérito, o ministro determinou que a Polícia Federal expeça ofício à Câmara Federal solicitando cópias dos documentos relativos à contratação, remuneração e exoneração do piloto, além da lista de servidores que trabalhavam no gabinete de Henry em 2004, quando ele era líder o PP.

O parlamentar passou a ser investigado depois que o piloto Christiano Furlan protocolou uma reclamação trabalhista contra ele. O ex-funcionário do deputado federal diz que foi contratado em 1º de junho de 2004. Ao chegar em Cáceres, porém, foi abordado por Henry que o pediu para assinar papéis referentes à sua nomeação para um cargo de assessor parlamentar na Câmara Federal.
23/03/2010
Patrícia Sanches
fonte. rdnws.

Nenhum comentário:

Postar um comentário