quarta-feira, 27 de junho de 2012

ANOS DE HORROR . Serviço Nacional de Informação "encontra" RG falso de Dilma Rousseff


 
Josie Jeronimo
Publicação: 27/06/2012 07:34 Atualização:

Iara morreu aos 27 anos durante uma ação policial em Salvador: família conseguiu provar na Justiça a tese de homicídio (Reprodução)
Iara morreu aos 27 anos durante uma ação policial em Salvador: família conseguiu provar na Justiça a tese de homicídio


Um documento da agência de Salvador (BA) do Serviço Nacional de Informação (SNI), de setembro de 1971, detalha a operação que resultou na morte de Iara Iavelberg e registra que a psicóloga e última companheira do ex-capitão Carlos Lamarca trazia na bolsa, no dia de sua morte, uma das carteiras de identidade falsas usada por Dilma Vana Rousseff durante a ditadura. De acordo com o relatório, que faz parte do acervo do Arquivo Nacional, aberto ao público desde a semana passada, ao revistar os pertences de Iara, os agentes que participaram da “Operação Pajussara”, no bairro Pituba, em Salvador, encontraram o documento e pediram informações sobre o nome “Maria Lúcia dos Santos” à Agência Rio de Janeiro (ARJ), do SNI.

Leia mais notícias em Política

Reprodução da fotografia da parede do banheiro com a marca da bala que matou Iara: registro histórico (Reprodução)
Reprodução da fotografia da parede do banheiro com a marca da bala que matou Iara: registro histórico

 
A agência respondeu que o registro era de Dilma, conforme trecho do documento: “Ela (Iara) deu um tiro em si, vindo a falecer a caminho do hospital. Em sua bolsa foi encontrada a carteira de identidade da Guanabara (possivelmente falsa) de Maria Lúcia Ribeiro dos Santos.(…) Quanto a Maria Lúcia Ribeiro dos Santos, consta Maria Lúcia dos Santos, nome falso de Dilma Vana Rousseff Linhares, codinome Luiza, Estela e Maria Lúcia, filha de Pedro Rousseff e Dilma Rousseff, natural de Belo Horizonte, casada com Cláudio Galeno Linhares. Pertenceu a CMP, ao Colina e a Var-Palmares, constituindo como presa desde junho de 1970". Documentos do SNI registram que Dilma teria usado identidade falsa com o nome de Marina Guimarães Garcia de Castro, além do Maria Lúcia dos Santos. Os codinomes Estela, Wanda e Luiza também constam nos registros.

 Fonte Correio  Correio Brasiliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário