quinta-feira, 28 de junho de 2012

Tucanos apoiam Ferrarim e Leitão dilui diretório antes de convenção Valérya Próspero


RUMO ÀS URNAS | 28/06/2012 - 10:53

Valérya Próspero

Foto: Ednilson Aguiar
Foto: Ednilson Aguiar--Nilson Leitão, deputado federal
Nilson Leitão, deputado federal
     O deputado federal e presidente estadual do PSDB, Nilson Leitão, destituiu o diretório do partido em Lucas do Rio Verde, comandado pelo ex-vereador Jiloir Augusto Pelicioli, o Mano. A atitude adotada 5 dias antes do prazo final para realização de convenções (30 de junho), teria sido motivada pelas divergências de opinião quanto ao apoio do partido à eleição majoritária. Enquanto Leitão defende Otaviano Pivetta (PDT), pré-candidato da base do prefeito Marino Franz (PPS), Mano articulava caminhada ao lado do empresário Rogério Ferrarin (PMDB), líder nas pesquisas de intenção de voto.
     Leitão se diz apunhalado por Mano. Segundo o deputado, o vereador vinha garantindo durante as reuniões tucanas que não trabalharia ao lado de Ferrarin, ao mesmo tempo em que dialogava com os peemedebistas no município. Mano, por sua vez, chama o deputado de mentiroso e o acusa de tentar prejudicar sua pré-candidatura a vereador. “Ele me dizia que ia acatar o que o grupo decidisse”, rebate.
      Mesmo com o diretório destituído na última segunda (25), os tucanos fizeram convenção na noite desta quarta (27). Com a participação de cerca de 150 militantes, o apoio a Ferrarin foi homologado, mas a decisão deve ser questionada judicialamente. Para Leitão, a "quase aliança" com o empresário se deu porque a maior parte dos filiados à sigla tucana em Lucas do Rio Verde é parente do suplente de deputado federal Neri Geller (PP), que está à frente das articulações entorno de Ferrarin.
      Ele lembra que tanto Neri quanto Ferrarin eram tucanos. Embora tenham saído da legenda, deixaram seus aliados, o que, segundo o presidente estadual, vem prejudicando o crescimento o PSDB no município. “Em 2009 o Neri, durante a pré-campanha, mesmo sendo presidente do PSDB, pediu desfiliação dias antes do prazo final”, recorda indignado. Leitão também não se conforma pelo partido não ter nenhum representante na Câmara e encara o fato como falta de empenho das lideranças.
      Mano julga a postura do presidente estadual como defesa de interesses pessoais. Ele afirma que Leitão e Marino tem um acordo antigo, já que em 2010 o prefeito apoiou a empreitada do tucano à Câmara Federal. O apoio, sengundo ele, deveria ser retribuído nas eleições municipais deste ano, para que em 2014 Leitão possa continuar contando com o grupo.
      A comissão provisória instituída por Leitão conta com 6 membro. Apenas um deles, no entanto, é filiado ao partido, Gilson Gregório, que lidera o grupo. O deputado esclarece que as mudanças e intervenções do diretório estadual nos municípios abrangem várias cidades. Ele cita como exemplo Cáceres, onde o PSDB tem um histórico de apoio ao prefeito Túlio Fontes (DEM), mas esse ano deve lançar candidatura própria com José Eduardo Torres, mesmo contra a vontade de lideranças locais que têm cargos no staff do democrata.
Fonte: RDNEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário