domingo, 13 de junho de 2010

Goiás lidera processos no Centro-Oeste. Mato Grosso fica em segundo lugar.



De cada dois parlamentares eleitos pelo estado, um responde a processo, conforme levantamento do Congresso em Foco. São 21 parlamentares, que respondem a 42 procedimentos
Pedro Henry, Marconi Perillo, Jayme Campos. Região Centro-Oeste tem 21 parlamentares processados
Thomaz Pires, Lúcio Lambranho e Edson Sardinha

Um em cada dois parlamentares da bancada de Goiás no Congresso responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 20 congressistas, metade é investigada pela mais alta corte do Judiciário, o que coloca Goiás no topo do ranking de processos na região Centro-Oeste. Mato Grosso aparece em segundo lugar com 45,4% das pendências na Justiça, seguidos do Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, ambos empatados com 27,7%.

Os dados fazem parte do levantamento exclusivo feito pelo Congresso em Foco e que vem sendo publicado nos últimos dias. Pela pesquisa, concluída no último dia 30, os 21 parlamentares processados da região Centro-Oeste somam 42 procedimentos; 34 inquéritos (investigações preliminares) e 8 ações penais (denúncias acatadas e que podem resultar em condenações).

Veja a lista dos parlamentares processados na Região Centro-Oeste

Veja o que dizem os parlamentares em sua defesa

Os números revelam que a região Centro-Oeste é a segunda do país com o maior número de denúncias e investigações no Supremo. Proporcionalmente, ela soma 39,62% de todos os procedimentos identificados na página de acompanhamento processual do Supremo. Ao todo, são sete réus, ou seja, parlamentares que tiveram denúncias oferecidas que foram aceitas como ações penais pelos ministro relatores.

No ranking por estado, os parlamentares goianos voltam a ter destaque principalmente comparados ao restante do país Ao todo, foram identificados no levantamento 18 processos na cota do estado de Goiás, colocando ele no quarto lugar entre as 27 unidades federativas do país com o maior número de processos. Mato Grosso ficou próximo a Goiás (14 processos), seguido de Mato Grosso do Sul (7) e Distrito Federal (3).
fonte: congressoemfoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário