domingo, 22 de julho de 2012

Bancos dificultam abertura de conta corrente específica para candidatos

21 de Julho, 2012 - 10:12
Conforme denunciado pela assessoria do candidato a vice-prefeito de Cuiabá, Francisco Faid (PMDB), que compõe chapa com Lúdio Cabral (PT), bancos públicos e privados estão dificultando a abertura de conta corrente específica para os candidatos em Mato Grosso.

“O problema aflige todos os candidatos e queremos que a eleição seja transparente. A conta corrente é um meio de garantir esse princípio”, disse Faiad em nota divulgada à imprensa em que informa que o PMDB encaminhou uma representação pedindo providências à Justiça Eleitoral.
Conforme consta na denúncia, os bancos em todo o Estado vêm dificultando e até mesmo negando a abertura de conta específica aos candidatos nas eleições deste ano, “demonstrando grande parte desconhecimento e falta de orientação a propósito do assunto, que é de suma relevância para a transparência das prestações de contas dos candidatos” conforme escrito em trecho da nota.
As restrições que os candidatos encontram na hora da abertura da conta específica, vão desde comprovantes de rendimentos até a exigência do Estatuto do Partido.
Segundo a legislação em vigor, é obrigatório para o partido e para os candidatos abrir conta bancária específica para registrar todo o movimento financeiro da campanha. Determina ainda que os bancos são obrigados a acatar, em até 3 dias, o pedido de abertura de conta de qualquer comitê financeiro ou candidato escolhido em convenção. Fica proibido também restringir a conta ao depósito mínimo de abertura e cobrança de taxas de manutenção.

Da Redação.

  Fonte Nortão Noticias.: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário