sexta-feira, 6 de julho de 2012

Candidatos a vereador não registram chapa e coligações de Mauro e Maluf obtêm registro coletivo no prazo

 Reportagem - Jonas da Silva
Foto: Lucas Bólico - OD
Candidatos a vereador não registram chapa e coligações de Mauro e Maluf obtêm registro coletivo no prazo
Coligações proporcionais dos candidatos a vereador não conseguiram fazer registro de nomes para concorrer à eleição em Cuiabá, cujo prazo terminou na quinta-feira às 19h, de acordo com advogados e assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). "Tinha 11 mil candidatos da Baixada Cuiabana a serem registrados e só 3 mil conseguiram até às 18 horas", conta uma fonte.

Até às 7h35 de hoje, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 38 candidatos a prefeito no Estado estavam registrados, 39 a vice-prefeito e 559 a vereador.

Segundo apurou a reportagem, a coligação que apóia o candidato Mauro Mendes (PSB) conseguiu efetivar os registros, segundo informam os advogados Cláudio Campos e Gustavo Antonelli, responsáveis pela atividade. "Nós fomos realmente a única chapa, majoritária e proporcional, que conseguiu registrar todos os candidatos", reforça Campos.

A assessoria do candidato Guilherme Maluf (PSDB) informou que foram feitos registros da sua chapa dos proporcionais e majoritários também no prazo coletivo de quinta-feira.

Registro individual

Os candidatos que não deram conta de fazer o registro dentro do prazo coletivo até esta quinta-feira podem fazê-lo individualmente, no prazo de 48 horas. Todos os seis candidatos a prefeito que concorrem em Cuiabá fizeram o resgistro pessoalmente ou com auxílio de advogados.

O candidato Lúdio Cabral confirma que, dos 38 nomes de candidatos a vereador da sua chapa, "foram apresentados e registrados 36 no prazo coletivo". "Depois, vamos apresentar mais dois nomes no registro individual", confirma.

Alguns candidatos a vereador chegaram atrasados para o registro. Outros alegaram que a greve dos servidores públicos do Judiciário atrapalharam a inscrição para a disputa eleitoral, o que foi descartado pela assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).

Conforme consultas a fontes feitas pelo Olhar Direto a advogados, em outros casos, alguns concorrentes proporcionais avaliavam a possibilidade de a Justiça Eleitoral prorrogar o período de inscrição.

A reportagem não conseguiu confirmar com os assessores de outros candidatos majoritários, na noite de ontem e hoje pela manhã, se houve ou não registro dos seus candidatos proporcionais.

Olhar Direto


Atualizada às 10h43

Nenhum comentário:

Postar um comentário