segunda-feira, 30 de julho de 2012

Mulher se diz candidata "laranja" e registra B.O contra diretório

RAPUTANGA | 30/07/2012 - 10:32

Patrícia SanchesFoto: Folha de Araputanga

Foto: Folha de Araputanga--Juliana Pereira, diz ser candidata laranja
Juliana Pereira, diz ser candidata laranja
   A possível falsificação de documentos em Araputanga tem provocado muita confusão e polêmica no município. Juliana Pereira da Silva (PDT) acusa o presidente do partido Jaconias Ferreira Lemos de ter falsificado assinaturas e inserido, sem a autorização dela, seu nome como candidata a vereadora, a fim de preencher os 30% de mulheres na chapa proporcional, como prevê a legislação.
  Apesar de ser filiada à legenda, Juliana garante, por meio de seu advogado de defesa Oswaldo Alvarez, que jamais teve vontade de ser candidata. Conforme Alvarez, Jaconias induziu sua cliente a assinar documentos sob a justificativa de que eram necessários para a regularização da filiação partidária.
  De posse dessas informações, Jaconias utilizou Juliana como uma espécie de “laranja” para chegar aos 30% necessários. Para tanto, teria falsificado alguns documentos como o requerimento de candidatura. Juliana, por sua vez, só soube que era candidata por meio da cunhada Nilva Felipe, quando saiu à lista oficial publicada no site do TSE.
  Diante da situação, Juliana procurou à Justiça Eleitoral para solicitar a retirada de seu nome e assinou uma declaração na qual afirma não ser candidata ou ter qualquer interesse em pleitear uma cadeira no Legislativo. Ela conta ainda que foi procurada por membros do partido para tirar uma foto, mas se recusou. De todo modo, não sabia que a imagem seria fornecida ao TSE. “Registramos B.O por falsificação, mas entendemos que há também estelionato”, avalia Alvarez.
  O advogado adianta que vai aguardar a conclusão do inquérito policial, que será aberto com base no Boletim de Ocorrência registrado, para definir quais medidas vai tomar. “Provavelmente vamos ingressar com uma ação por danos morais”.
  Com a saída de Juliana da lista de candidatas, a coligação "Com a Força do Povo" (PDT/PMDB) terá que apresentar uma nova candidata para vagas remanescentes e/ou fazer com que um candidato seja substituído por uma mulher. Caso contrário, todos os registros podem ser indeferidos a exemplo do que aconteceu em Acorizal.
  Outro lado
  O presidente do PDT nega qualquer irregularidade e assegura que Juliana assinou todos os documentos necessários para ser candidata. Ele alega não estar no município, mas pondera que vai se reunir com o diretório e assessoria jurídica para resolver a situação e tomar todas as medidas cabíveis. "Isso só pode ser coisa da oposição. Não há nada irregular", reclama o pedetista.
  Sobre a fotografia que aparece no registro e não é a de Juliana, Jaconias justifica que possa ter havido um erro. "Não sei porque foi colocada a foto errada. Ainda não fui ao cartório eleitoral".
Clique, abaixo, e leia o B.O e a certidão

 Fonte : RDNWES

Nenhum comentário:

Postar um comentário