quinta-feira, 19 de julho de 2012

Disputa pela Prefeitura de Cáceres aflora rivalidade entre Riva e Henry Laura Nabuco

Crédito: Fernando Ordakowski
Crédito: Fernando Ordakowski--Enquanto o criador do PSD, José Riva, tenta emplacar Leonardo Albuquerque na prefeitura; o presidente do PP em MT, Pedro Henry, aposta em Francis da Cometa
Enquanto o criador do PSD, José Riva, tenta emplacar Leonardo Albuquerque na prefeitura; o presidente do PP em MT, Pedro Henry, aposta em Francis da Cometa

     A corrida eleitoral em Cáceres ganhou maior dimensão com a briga entre os caciques Pedro Henry (PP) e José Riva (PSD). Antigos aliados, eles romperam politicamente e agora estão em lados opostos na disputa pela sucessão do prefeito Túlio Fontes (DEM). Enquanto o presidente da Assembleia tenta emplacar o candidato próprio do PSD, o médico Leonardo Albuquerque; o deputado federal apóia o nome do PMDB, o empresário Francis Maris Cruz, o Francis da Cometa.
     A vitória no município parece ser uma questão de honra, tanto para um quanto para outro. Para Henry, porque tem base eleitoral na cidade. Para riva, porque precisa garantir que o partido, criado no ano passado, não diminua após o pleito. No último dia para a convenção, os deputados federal e estadual, respectivamente, principais lideranças de suas legendas, concentraram esforços no município.
     O presidente da AL fez questão de passar a maior parte do dia em Cáceres. Nos bastidores, a informação é que até pediu para que o vice-governador Chico Daltro, que preside o PSD no Estado, cancelasse todos os demais compromissos para fortalecer o nome de Leonardo.
     Henry, por sua vez, está tão envolvido com a candidatura de Francis que teria chegado a convencer o peemedebista a retirar o DEM do grupo que apóia seu projeto rumo à prefeitura. O objetivo seria barrar Túlio no palanque, já que o prefeito é opositor histórico dos Henry e assumiu o comando da cidade com a cassação de Ricardo Henry, irmão do deputado.
     A criação do PSD, encabeçada por Riva em Mato Grosso, foi o motivo do racha com Henry. Presidente do PP no Estado, o deputado federal viu seu partido ser esvaziado com a migração de diversas lideranças que acompanharam Riva rumo à nova agremiação. Durante algum tempo, ambos negaram que o "nascimento" da sigla tivesse abalado a relação entre eles. A disputa eleitoral em Cáceres, no entanto, fez aflorar a rivalidade.
Fonte:: RDNEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário