terça-feira, 25 de maio de 2010

Escândalo do desmatamento em MT vira assunto nacional

25/05/2010 - 09:30
De Brasília - Vinícius Tavares

A questão ambiental em Mato Grosso voltou a receber atenção especial pela mídia do centro do país por causa da operação Jurupari, que prendeu empresários e membros do Poder Executivo estadual envolvidos com a máfia do desmatamento ilegal. Até a pré-candidata do PV à presidência da república, Marina Silva, manifestou-se a respeito.

Hoje pela manhã, no programa Jornal da CBN, o apresentador Heródoto Barbeiro e o articulista Sérgio Abranches comentaram as perversas conexões entre o poder público e a iniciativa privada e lamentaram os prejuízos ambientais do esquema, que explorou ilegalmente madeira até de áreas de reserva.

Segundo Abranches, a política ambiental de Mato Grosso estava recebendo um bom destaque internacional depois da mudança de postura do ex-governador Blairo Maggi, que deixou de ser visto como incentivador da derrubada de florestas para ser um homem público defensor da preservação da mata.

"Na Cúpula de Copenhage, o Brasil foi visto como modelo em desenvolvimento com sustentabilidade, mas a prática é bem diferente do discurso, principalente quando se percebe que integrantes do Poder Executivo e do Tribunal de Contas, além de madeireiros e empresários estão envolvidos neste escândalo, que pode causar quase um bilhão de reais em prejuízos ambientais", disse.

Ontem, durante entrevista para a mesma emissora de rádio, ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que desconfiou quando o ex-governador Blairo Maggi se tornou, de uma hora para outra, "amigo do meio ambiente^'.
"Acho que mudar de idéia é uma virtude. Mas eu quando vejo alguém fazendo um discurso a favor, tendo sido até bem pouco tempo atrás um defensor de um discurso totalmente contrário, eu fico com o pé atrás", declarou.
fonte: Olhar Direto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário