sexta-feira, 21 de maio de 2010

Professores devem ser treinados sobre acordo ortográfico, sugere Savi

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em 2008 e que passou a valer em 2009 para documentos dos governos, será obrigatório nos livros didáticos a partir de 2012. Com o objetivo de facilitar a adaptação às novas regras, o deputado estadual Mauro Savi (PR) sugeriu a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a realização de treinamento para professores, tanto da rede pública quanto privada.

Além do Brasil, outros sete países utilizam o Português como primeiro idioma, os chamados países lusófonos: Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. A adoção do novo acordo visa unificar a língua em todos esses países.

Para o Brasil, as alterações incidem sobre 0,5% do vocabulário, no restante dos países o índice de alteração é de 2%. Apesar de poucas, as mudanças foram em pontos chaves do idioma, a exemplo do uso do hífen, do trema e do acento agudo.
Os veículos de comunicação e os documentos oficiais são os primeiros a seguir as novas regras. Até 2012 as duas grafias valem para utilização em vestibular, provas escolares e concursos públicos. No ensino público, as mudanças já estão sendo implementadas.

“Porém, os livros didáticos atuais, em sua grande maioria, não incluem as novas regras, uma vez que o processo de compra inicia-se dois anos antes da entrega, ficando para os professores o desafio de ensinar os alunos sem a ferramenta adequada”, argumenta o deputado na justificativa da indicação.

Em razão desta dificuldade, é que o parlamentar ressalta que até a elaboração de material complementar aos livros, os docentes devem receber cursos de adaptação e treinamento para garantir que os alunos que estão sendo alfabetizados nesse período já aprendam as novas regras. (Com assessoria).
Gazeta Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário