quinta-feira, 13 de maio de 2010

Falta investimentos e compromissos com as políticas públicas voltadas para as mulhres.. Veja esta materia.

7% dos municípios têm delegacia da mulher


Passados 25 anos da criação da primeira delegacia da mulher, em São Paulo, somente 7,1% dos 5.565 municípios do Brasil têm essas unidades especializadas. A informação é da Pesquisa de Informações Básica Municipais, a Munic, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta quinta-feira (13).

De acordo com a pesquisa, nos 141 municípios de Mato Grosso há 9 delegacias da mulher e apenas uma do idoso. Para atender crianças e adolescentes, são 7 especializadas. Já em relação ao meio ambiente, Mato Grosso tem 3 de acordo com o IBGE.

A pesquisa, com dados de 2009, foi feita 10 anos depois de sua primeira edição, em 1999, e coletou informações a partir de questionários respondidos pelas prefeituras. Os resultados mostram que apenas 18,7% dos municípios brasileiros têm organismos voltados para as mulheres.

O país tem atualmente 262 municípios com casas-abrigo voltadas a mulheres vítimas de violência, 559 com centros de referência de atendimento à mulher, 469 com núcleos especializados de atendimento à mulher das Defensorias Públicas e 274 com Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. (Com informações do R7.com)

fonte: Gazeta digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário