quarta-feira, 19 de maio de 2010

PF tenta prender advogado; outros 30 mandados ainda serão cumpridos

OPERAÇÃO ASAFE

19/05/2010 - 10:15

A Polícia Federal ainda tenta prender uma das nove pessoas que tiveram o mandado de prisão expedido durante a Operação Asafe, realizada nesta terça (18). O advogado Max Weizer Mendonça continua desaparecido. Informações não confirmadas dão conta de que nesta quarta (19) a PF cumprirá mais 30 mandados de busca e apreensão e de prisão em residências e escritórios de advogados em todo o Estado.

Além disso, o delegado federal Carlos Eduardo Fistarol vai colher o depoimento de um dos presos e de outras cinco pessoas, que vão prestar esclarecimentos sobre o suposto esquema de vendas de sentenças no Tribunal Regional Eleitoral e no Tribunal de Justiça. Um dos presos não foi ouvido ainda porque dois depoimentos teriam sido muito longos e terminaram apenas na madrugada desta quarta. Todas as pessoas que cumprem prisão temporária estão na Polinter.

Os agentes federais ainda apuram a origem de uma grande quantia em dinheiro apreendido supostamente na casa de um magistrado. Por enquanto, a PF não informou o montante encontrado e limitou-se a dizer que está investigando se é lícito. Após três anos de investigação, o Superior Tribunal de Justiça determinou que a PF cumprisse nove mandados de prisão e 30 de busca e apreensão em Cuiabá, Várzea Grande e Alto Paraguai. Foram detidos advogados e lobistas, que supostamente utilizavam sua influência junto a magistrados para vender sentenças.

Nenhum juiz foi preso, mas os agentes federais cumpriram mandados de busca e apreensão nas residências de seis magistrados. Foram apreendidos computadores, agendas e documentos. Acredita-se que a partir da análise desta documentação mais pessoas tenham o mandado de prisão expedido ou sejam chamadas a prestar esclarecimentos.Toda a documentação e as informações dos depoimentos serão encaminhados ao STJ para a ministra Nanci Andrigy, relatora do inquérito.
Quem está preso na Polinter...

Célia Cury - advogada e esposa do desembargador aposentado Tadeu Cury

Alcenor Alves de Souza - advogado e ex-prefeito de Alto Paraguai

Ivone Reis Siqueira – lobista

Santos de Souza Ribeiro - advogado

Alessandro Jacarandá - advogado e sócio de Célia Cury

Jarbas Nascimento - ex-chefe de gabinete de Tadeu Cury e servidor de carreira do TJ

Cláudio Emanuel Camargo - empresário e genro de Tadeu Cury

Rodrigo Vieira - advogado

... e quem permanece foragido

Max Weizer Mendonça - advogado

(10h50) - Presos são transferidos para 3º Batalhão da PM

Os advogados presos pela PF nesta terça foram transferidos da Polinter para o 3º Batalhão da Polícia Militar. A tranferência ocorreu após solicitação da OAB, presidida por Cláudio Stábile. Conseguiram o benefício Célia Cury, esposa do desembargador aposentado pelo CNJ Tadeu Cury, o sócio dela Alessandro Jacarandá, o servidor de carreira do TJ e ex-chefe de gabinete de Cury, Rodrigo Vieira e Alcenor Alves de Souza.

Patrícia Sanches
Fonte: RDNEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário