terça-feira, 18 de maio de 2010

TJ, casas de magistrados e escritórios de advogados amanhecem ocupados pela PF

18/05/2010 - 06h38

PF faz busa megaoperação e alvo é membros do Tribunal de Justiça

Uma mega-operação está sendo desencadeada pela Polícia Federal nesta terça-feira, em Cuiabá. Agentes estão no Tribunal de Justiça fazendo o cumprimento de mandado de busca e apreensão. As primeiras informações indicam que há pelo mmandados de busca e apreensão em 14 escritórios de advogados. Casas de juizes e desembargadores também estão sendo ocupadas por policiais federais. Na Polícia Federal não há informações disponíveis ainda sobre a operação. Também não se sabe se há prisões decretadas.

Há meses o Tribunal de Justiça de Mato Grosso está mergulhado em escândalos, que envolvem desde malversação do dinheiro público, casos de nepotismo e também suspeita de venda de sentenças. Por conta desses casos, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a aposentadoria de quatro desembargadores e sete juizes.

Foram aposentados compulsoriamente José Ferreira Leite, José Tadeu Cury e Mariano Alonso Travassos, e os juízes Marcelo Souza Barros, Antonio Horácio da Silva Neto, Irênio Lima Fernandes, Marco Aurélio dos Reis Ferreira, Juanita Clait Duarte, Graciema Ribeiro Caravellas e Maria Cristina Oliveira Simões, acusados de esquema de desvio de dinheiro. O desembargador José Jurandir de Lima também foi afastado por prática de nepotismo.


Por conta dos escândalos, o desembargador Paulo Lessa também entrou e teve aprovado seu pedido de aposentadoria, mas segue sendo investigado por irregularidades. Ferreira Leite, José Jurandir de Lima e Lessa foram recentes ex-presidente. Mariano Travassos ocupava a presidência do TJ quando foi aposentado.

Redação 24 Horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário