sexta-feira, 21 de maio de 2010

Seminário aponta alternativas para combater a pedofilia





O secretário-executivo da Secretaria Geral da Presidência da República, Antônio Roberto Lambertucci, afirmou hoje (20) - durante o segundo dia do seminário “Mato Grosso Contra a Pedofilia e Objetivos do Milênio” – que o País precisa realizar uma “cruzada” para derrotar a pedofilia em todo o país.

“Essa é uma guerra difícil de vencer, mas todos juntos – governo federal, governos estaduais e os municipais – têm condições de adotar políticas públicas voltadas ao combate da pedofilia. Mas, para isso, é fundamental que se faça um debate nacional em defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes”, destacou Lambertucci.

No final do encontro, os participantes do seminário vão elaborar a Carta de Mato Grosso, documento voltado a ações de combate à pedofilia. O documento será entregue hoje à tarde (20), ao presidente da CPI da Pedofilia no Congresso Nacional, senador Magno Malta. A proposta, de acordo com a coordenadora da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Janete Riva, deve conter pelo menos 40 propostas para combater a pedofilia em todo o estado.

Durante a mesa redonda dessa manhã, foi discutido os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. De acordo com Janete Riva, 191 países, presentes à Assembleia Geral da ONU em 2000, vêm debatendo as ações que combatem os crimes de pedofilia.

“Não podemos mais admitir que o abuso sexual às crianças e aos adolescentes continue e os criminosos fiquem impunes”, destacou a coordenadora da Sala da Mulher.

A representante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Rosa Alegria, apresentou ao público os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para o estado de Mato Grosso. Segundo ela, os estudos têm a finalidade de melhorar e a qualidade de vida população.

Rosa Maria disse que em 2008, 7,2% das crianças de 7 a 14 anos de não estavam freqüentando o ensino fundamental. Entre os jovens de 15 a 17 anos, apenas 67% concluíram o ensino fundamental; destes, 50,2% freqüentavam ensino médio e 4% não concluíram o fundamental e pararam de estudar.

Veja a lista dos objetivos:

1 – Acabar com a fome e a miséria

2 – Garantir ensino fundamental de qualidade para todos

3 – Promover a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher

4 – Reduzir a mortalidade infantil

5 – Melhorar a saúde materna

6 – Combater a AIDS, malária e outras doenças

7 – Promover a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente

8 – Ter todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

À tarde, às 14 horas, no clube Monte Líbano, o senador Magno Malta concede entrevista coletiva à imprensa, e em seguida o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa realizam cerimônia de entrega de 148 veículos e de 148 computadores para cada um dos Conselhos Tutelares, atuantes em todos os 141 municípios mato-grossenses.
Fonte: O Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário